Entretenimento

Faleceu Eunice Muñoz, a dama do teatro português

“Não podia ser outra coisa, só podia ser atriz”, afirmou Eunice Muñoz quando completou 70 anos de carreira, em 2011.

Publicado há

em

Faleceu esta sexta-feira, dia 15 de abril, Eunice Muñoz, conhecida como a “dama do teatro português”, aos 93 anos. A atriz encontrava-se internada no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, e acabou por não resistir.

O filho da atriz Eunice Muñoz avançou com a notícia do falecimento da atriz à agência Lusa logo pela manhã. Portugal está de luto pela perda da maior referência do teatro português.

“Não podia ser outra coisa, só podia ser atriz” (Eunice Muñoz)

A atriz nasceu em Amareleja, no distrito de Beja, em 1928, e desde muito nova dedicou-se ao teatro, tendo passado também pela televisão e cinema. Em novembro do ano passado completou 80 anos de carreira.

Eunice Muñoz construiu uma carreira de sucesso e foi rapidamente apelidada de “dama do teatro português”. A estreia da atriz aconteceu no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, a 28 de novembro de 1941, com a peça “Vendaval”, de Virgínia Vitorino.

Ao longo da carreira, a atriz que era filha e neta de atores de teatro e artistas de circo, entrou em quase duas centenas de peças, trabalhou com cerca de uma centena de companhias. A atriz também dedicou-se à televisão ao cinema, pelo que o seu nome está associada a mais de oito dezenas de produções de ficção (filmes, programas de comédia e telenovelas).

O sucesso foi tanto que em abril de 2021, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a atriz com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant´lago da Espada, três anos depois de receber também a Grã Cruz da Ordem de Mérito.

No último ano chegou mesmo a contracenar com a neta, Lídia Muñoz, com a peça “A margem do tempo”, numa digressão que passou por diversos países e terminou no Teatro Nacional D. Maria II, exatamente no dia em que completou 80 anos da sua estreia nesse teatro.

Quanto terminaram esta peça, o Primeiro-Ministro, António Costa, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa e a Ministra da Cultura, prestaram uma sentida homenagem à atriz.

“Este teatro foi a minha casa durante muito anos, fui feliz no palco, em tudo o que cá fiz. Agradeço sobretudo a vocês, ao público, que me acarinhou, que me aplaudiu desde que comecei, até agora que comemoro os meus 80 anos de carreira”, afirmou a atriz na altura.

Tendencias

Exit mobile version