Entretenimento

Sites da SIC e do Jornal Expresso são hackeados. Grupo de piratas informáticos exige pagamento de resgate

Foi confirmado pelo grupo Impresa que os sites da SIC e do jornal Expresso foram alvo de um ataque informático.

Publicado há

em

Na madrugada deste domingo, dia 2 de janeiro, os sites do Jornal Expresso e da SIC foram atacados por um grupo de hackers, conhecido como “Lapsus Group”. O grupo Impresa já confirmou o ataque informático e está a trabalhar na resolução da situação.

Quem visitar os sites da SIC e do Jornal Expresso, assim como algumas das suas redes sociais, não terá acesso à informação. O grupo Impresa confirmou durante a manhã que foram atacados por um grupo de hackers, conhecido como “Lapsus Group”.

O ataque informático em causa é conhecido como ransomware, que restringe o acesso aos sites infetados e o desbloqueio depende do pagamento.

O grupo de hackers está a exigir o pagamento para desbloquear o acesso aos sites, tal como vemos escrito quando entramos nos sites em questão. O valor em acordo é desconhecido.

“Os dados serão vazados caso o valor necessário não for pago. Estamos com acesso nos painéis de cloud (AWS) entre outros tipos de dispositivos. O contacto para o resgate está abaixo”, pode ler-se na mensagem do grupo.

Na conta do Twitter do jornal, os piratas informáticos chegaram mesmo a escrever um post: “Lapsus$ é oficialmente o novo presidente de Portugal”.

Sabe-se ainda que este grupo de hackers também mandou abaixo o sistema informático do Ministério da Saúde do Brasil no mês de dezembro.

Tendencias

Exit mobile version